sexta-feira, 12 de junho de 2009

-Periquito Australiano

Periquito




A melhor opção para iniciantes (outros nomes: Periquito ondulado, Budgerigar)

Origem:Austrália
Data de origem:1805
Esperança de vida:18 anos
Nome científico:Melopsittacus undulatus
Distribuição:Austrália
Família:Psittacidae
Tamanho:17 para 18 cm


Alojamento

Uma das grandes vantagens em criar periquitos reside na sua fácil adaptação ao meio em que são inseridos. No que diz respeito ao alojamento pode optar por exemplo por gaiolas que podem ser adquiridas na generalidade das lojas de animais de estimação. Certifique-se sempre que é realmente uma gaiola preparada para receber periquitos. Existem algumas especificações como as caixas dos ninhos, os recipientes para água e comida que devem ser respeitadas.

Alimentação

No que respeita a alimentação também não irá encontrar grandes dificuldades. No mercado existem várias soluções de mistura de milho alvo, alpista, aveia descascada e papa fortificante. Encontrará também vitaminas e cálcio em pequenas pedras. Para além deste tipo de alimentação, poderá dar ocasionalmente alimentos verde como cenoura e olho de couve certificando-se sempre que estão devidamente lavados em água fresca. Renove diariamente o bebedouro com água fresca.

Saúde

Em caso de doença consulte sempre um veterinário. Embora seja raro encontrar doenças em periquitos, estas podem acontecer por contaminação de outros pássaros, moscas e mosquitos. Como medida preventiva mantenha sempre a gaiola bem limpa e arejada.


Distinção dos sexos

A distinção do sexo nos Periquitos é relativamente fácil de se fazer. Os machos têm a carúncula nasal, zona das narinas, azulada, enquanto as fêmeas apresentam nessa zona tons acastanhados, rosados ou mesmo acizentados. Esta característica só se desenvolve a partir dos seis meses de idade e é a única forma segura de visualmente se poder distinguir o sexo destas aves. No caso dos Periquitos Albinos, tanto o macho como a fêmea são visualmente idênticos, ou seja apresentam ambos a carúncula rosada.

Mutações

Existem várias mutações de cor do "Periquito verde", a cor que se encontra em estado selvagem:Lutino - O periquito Lutino surgiu em 1880, 40 anos depois após o naturalista John Gould ter levado um exemplar verde para cativeiro em Inglaterra. O Periquito Lutino é todo amarelo com olhos vermelhos e a cor da cera apresenta um tom rosado.

Sem comentários:

Enviar um comentário